Como funciona a licença de pesca amadora

Como funciona a licença de pesca amadora

Como funciona a licença de pesca amadora

Para você poder utilizar suas tralhas como varas, molinetes, carretilhas em todo território nacional, é necessário retirar a licença de pesca amadora. Uma vez licenciado, o pescador pode pescar em qualquer região do país, não havendo necessidade de pagamento da licença estadual.

No entanto, as normas estaduais devem ser respeitadas quando forem mais restritivas do que a norma federal.

O limite de cota de captura e transporte federal de pescado por pescador é de 10 kg mais um exemplar para águas continentais e 15 kg mais um exemplar para águas marinhas e estuarinas.

A licença de pesca amadora é individual?

Sim a licença é individual, cada pescador deve ter a sua. De acordo com o Artigo 21 do Decreto 3179/99 de 21/09/99 Diário Oficial de 22/09/99.

Pescar sem licença sujeita o pescador, seja amador ou profissional, a uma multa de R$500,00 a R$2.000,00 A Licença de Pesca é obrigatória para pescadores amadores e profissionais, tanto em águas interiores, nos rios, riachos, represas, lagos e mar.

São duas as categorias para a licença de Pesca Amadora:
  • Pesca Desembarcada.
  • Pesca Embarcada.

Não é preciso tirar as duas licenças, a categoria B cobre a categoria A. Ou seja, se você vai pescar embarcado e desembarcado não precisa tirar as duas licenças, apenas a B. Vale para as duas modalidades.

Validade da Licença de Pesca Amadora

A licença para pesca amadora é válida em todo território nacional pelo prazo um ano a contar da data de pagamento.

A “Licença Provisória” terá validade de 30 dias após o pagamento do boleto bancário.

Após ter efetuado o pagamento do boleto que o usuário imprimiu no site do Ministério da Pesca, o pescador deve retornar a este site e imprimir a sua licença de pesca amadora definitiva.

INSTRUÇÃO NORMATIVA INTERMINISTERIAL

Art. 30 Entende-se por pescador amador a pessoa física, brasileira ou estrangeira, licenciada ou dispensada da licença pela autoridade competente, que pratica a pesca sem fins econômicos.

 10 - Pescador amador embarcado é aquele que faz uso de embarcação de esporte ou recreio para suporte à pesca.

20- Pescador amador desembarcado é aquele que não faz uso de embarcação para suporte à pesca.

Como tirar a sua Licença de Pesca Amadora

1. Acesse o formulário preencha os dados solicitados que serão utilizados na confecção de sua Licença, não há a possibilidade de posterior alteração, portanto o preencha com muita ATENÇÃO!

2. Após o preenchimento o confira seus dados e clique no botão Confirmar.

3. Na sequência, o sistema irá gerar o número de protocolo da solicitação e uma opção para impressão do boleto de cobrança (GRU). Anote o número do protocolo, pois ele será solicitado quando for imprimir a licença definitiva ou caso deseje imprimir o boleto novamente.

4. Dez dias após efetuar o pagamento do boleto, clique aqui e retorne à página. Tenha em mãos o seu CPF/Passaporte (caso de estrangeiros) e número do Protocolo. Desta vez clique em Gerar Licença.

Isentos de pagamento de taxa:

Mulheres maiores de 60 anos; Homens maiores de 65 anos e aposentados.


Central de reservas
(62) 3223-3508
08:30 ÁS 17:30 | SEG A SEX
Recepção do hotel
(62) 3223-0223
Devido a Piracema, entre "Novembro e Fevereiro" atenderemos nos contatos de nossa Central de Reservas, em horário comercial